Trilha Cachoeira da Pedra Furada
Para quem busca um refúgio da cidade grande, a Cachoeira da Pedra Furada localizada entre os municipios de Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes(São Paulo) é uma boa pedida.
O acesso é possível pela Rod. Mogi-Bertioga, ponto de parada KM 77(Restaurante "Balança")
Para quem for de transporte público o caminho é o trem para a Estação Estudantes que sai da Estação Luz ou do Brás. De lá é só pegar o ônibus Manoel Ferreira 382, parada tbm no KM 77.
Grau de dificuldade relativamente fácil, exige preparo físico pela distância que é percorrida.
Na ida são 3,4 km pela Rodovia(é necessário cuidado por conta dos carros), mais 3 km de mata, mesma distância na volta. Levamos cerca de 3 horas ida e volta.

A trilha começa no KM 80,4, lado esquerdo da Rodovia, a entrada é um pouco escondida, requer atenção para não passar direto.
A trilha é bem demarcada mas, cuidado com as bifurcações: Seguimos duas bifurcações pela direita, a terceira bifurcação é um pouco escondida, também, pela direita.
A quarta bifurcação deve-se seguir pela esquerda.
Acabamos dando sorte, pois, tinha marcações nas árvores indicando as viradas mas, não deve confiar, é bom ir com alguém que conheça o caminho, principalmente, se não tiver experiência em trilhas.

O final da trilha é esse "rio-lago" lindo, ótimo para um banho e para relaxar.


A cachoeira é na parte de baixo, do lado direito tem uma corda para descer até a cachoeira(para os mais corajosos..rsrs) ou é possível contornar e pegar uma trilha até a parte de baixo.

No final, o cansaço compensa pelo banho de cachoeira e pela paisagem encantadora.




Recomendações: Levar lanche de trilha, água, uma troca de roupa, repelente, protetor solar e capa de chuva (é Serra do Mar e pode chover a qualquer momento).
Se for de transporte público, a melhor opção é ir no sábado, pois, domingos e feriados as linhas da CPTM passam por manutenção, ficando inviável a locomoção por elas.