Travessia Castelhanos x Bonete ou Quase....

Plano inicial: 50km, virada do ano incrível em Ilhabela e a volta para casa(no meu caso, ir direto para o serviço :P )

Plano alcançado: 27km(incluindo a trilha da cachoeira do gato), uma virada de ano cansada, eu louca para dormir e uma corrida para ir para casa, tomar banho e descansar antes do trabalho.

Preparação de 1 mês para fazer a travessia Castelhano x Bonete, lendo relatos, informações sobre o parque, campings em Castelhanos e no Bonete, coletando tudo que era possível sobre a ilha, já que todos do grupo iriam pela primeira vez (no meu caso, conhecer a ilha era uma vontade desde o começo do ano).

Chegamos por volta das 00:00 do dia 30 para 31/12 na ilha, algumas pessoas chegaram antes para ver camping próximos a balsa para passarmos a noite e começar a caminhada no dia 31 cedo. Foram mais que fantásticos e conseguiram uma casa que no final ficou por volta de R$23,00 cada mas, dormir que é bom nada..rsrs.

Quando dizem sobre os mosquitos, pernilongos, Muriçocas e companhia de Ilhabela, acreditem, por que o negócio lá é terrível..rsrs.

O que a Ilha tem de deslumbrante, tem de cruel e sinceramente, não tem repelente que resolva. Tem que ter sorte e eles não gostarem do seu tipo de sangue...rsrsrs.

Após a festa que os insetos deram junto com o cachorro do dono da casa que não ficava quieto e um calor danado, já era hora de levantarmos e começarmos o que seria o maior trekking nosso do ano(e ninguém tinha dormido muito bem mas, preguiça e falta de disposição não existe para nós, então bora lá..rsrs)

Partimos: Akio, Nathachi, Diego, Paulo, Mi, João, Laís, Tiago, Ricardo, Fabiano e eu. A Mari e o Rodrigo preferiram subir de jipe até Castelhanos e ficaram para esperar o mesmo.

Pegamos um ônibus e descemos uns 2km próximos a entrada do parque. Ali percebemos que a caminhada não seria fácil, subida e mais subida com as cargueiras pesando cerca de 13 a 16kg (arrisco esses valores na média).

Passamos a entrada do parque e começando oficialmente a caminhada pela Estrada de Castelhanos, logo nos primeiros 2km nos dividimos em 2 grupos, uma mais a frente(Nathachi, Mi, João, Diego, Paulo) e eu com o segundo grupo na retaguarda(Akio, Laís, Tiago, Ricardo, Fabiano), acabamos nos distanciando e pouco tempo depois perdemos o grupo da frente de vista.

Tínhamos a intenção de fazer o percurso no máximo em 6 horas(no final, foi esse o tempo).

Caminhar 22km não é fácil(dependendo do trajeto), agora coloca nessa conta uma subida até 800m acima do nível do mar com bagagem nas costas. O engraçado é que as pessoas passavam por nós e ficavam olhando com aquela cara de incrédulos e sempre perguntavam: "Vocês vão mesmo caminhar até Castelhanos?" Quando dizíamos que sim, nos davam boa sorte! Mas no fundo era: Vocês estão fu#$%@# ....kkkkk

Não chega ser uma subida muito íngreme, tendo algumas partes retas pelo caminho(bem poucas..rsrs)

A cada 3km parávamos para descansar e lá pelo km 7 já não aguentávamos mais.

Tivemos um pouco de sorte aí quando um morador que estava voltando para Castelhanos parou, talvez para ter certeza que íamos caminhar até lá(pq as pessoas não acreditam... :P ) Nos disse que logo depois do Mirante tinha um atalho, uma trilha pela mata que nos economizaria uns 50min.. E seguimos em frente atrás desse atalho, só que o atalho e muito menos o mirante não chegava.

Não sei se porque estávamos cansados ou os km's que estavam errados(possível..rsrs) mas, 1km se transformava em 2 ou 3.

Chegamos no km 9 e resolvemos parar para descansar e comer alguma coisa, não sabíamos quanto tempo mais teríamos de subida e precisávamos de um pouco de energia, vimos a Mari e o Rodrigo passarem de jipe e esperamos mais um pouco para continuar.

O Mirante é no km 10 mas, juro, entre a parada e o mirante andamos mais que 1km... E finalmente chegamos e já podíamos avistar a baía de Castelhanos e saber que dali para frente seria descida, nos animou um pouco, paramos só para uma foto e seguimos, como o morador nos disse, uns 100m depois localizamos a entrada da trilha a esquerda, tranquila, bem demarcada e engolindo o medo de encontrar cobras pelo caminho continuamos andando até chegar na estrada novamente, saímos por volta do km 14 e economizamos o que seria quase 1hora do trajeto. A partir daí foi só descida, com o cansaço e o peso das mochilas não foi tão tranquila a descida quanto pensávamos.

Lá pelo km 16 encontramos um senhor que estava seguindo para a praia também, nos disse que faltava cerca de 1,5km, paramos para nos refrescar em um riozinho e continuamos.

Ao avistar os primeiros carros e o barulho do oceano, sentimos um alívio imenso e quando chegamos na praia percebemos que todo o esforço valeu a pena. A praia é linda, praticamente intocada e os moradores tem um respeito e um carinho pelo local que nos contagia.

O primeiro pelotão chegou cerca de 1h antes de nós, encontraram um camping por R$ 7,00, ainda em construção mas, que deu para montar a barraca e tomar um banho (água fria mas, com o calor que é no local, você nem sente)

Fomos tomar banho de mar para tirar um pouco do cansaço, almoçar e contabilizar os estragos e ver se dava para continuar no dia seguinte para a segunda parte da travessia.

Minha vontade era continuar mas, com os pés esfolados na parte de baixo, as costas muito doloridas por conta da cargueira(e não tinha como diminuir o peso, já estávamos com o necessário do necessário) e o pouco tempo que dispunha me fizeram abortar, assim como a maioria da galera( com exceção dos corajosos Nathachi, Akio e Fabiano que continuaram no dia seguinte por volta das 10:00)

Passamos a virada na praia, com champanhe, fogueira e a presença dos amigos :D . Cansada ao extremo, assim que virou 00:00, cumprimentei o pessoal e me retirei para a barraca para descansar e poder acompanhar o nascer do sol no dia seguinte, assim como, ir até a cachoeira do gato.

05:00 da manhã de pé, 1hora de espera e o primeiro nascer do sol do ano.... Sem explicação, simplesmente deslumbrante. Energia renovada e bora trilhar de novo.... Trilha tranquila até a cachoeira do gato(cerca de 4km ida e volta) , ainda estávamos cansados e não teria como continuar até o Bonete, a maioria iria embora no dia seguinte e eu de madrugada direto para o serviço, ou seja, sem tempo de terminar a travessia e pegar a balsa até a Rodoviária. Mas digo, volto para concluir e com mais tempo disponível.

Para quem for, a trilha continua do lado direito da praia de Castelhanos, segue pela praia Vermelha, Praia Mansa e Enchovas, até chegar ao Bonete(aproximadamente 15km)

Outra Odisseia é tentar ir embora de Castelhanos, uns poucos moradores conseguem sair da baía por volta das 07:00 para reposição de materiais e compras no centro, após isso, só é permitida a chegada a praia e permanece assim até as 15:00 quando é liberado o contra-fluxo. Ou seja, você sai as 07:00 ou espera até as 15:00 para ir até a balsa(a pé é qualquer horário).

Uma outra opção é a chegada e saída por barco, umas 6 pessoas fica por volta de R$50,00 cada.

Valor do carro: R$ 30,00 a R$ 50,00(negociável). A melhor opção é fechar com os próprios moradores, são mais solícitos e mais barato do que as agências que vão com jipe.

Como não iria mais até o Bonete, minha missão era conseguir sair de Castelhanos cedo, chegar na rodoviária a tempo de trocar a passagem(que estava para as 04:30) e chegar em casa, tudo no mesmo dia...rsrsrs

Consegui uma carona em um Bug com um morador local, saindo as 16:00, iriam mais duas meninas comigo, fomos busca-las no camping do Leo e nada de aparecerem, eu já preocupada porque estava correndo contra o tempo, até que apareceram e disseram que não iriam mais. Então bora!!!

Quem gosta de aventura, suba de Bug na parte de trás, simplesmente show!! :D

Peguei a balsa e cheguei na rodoviária por volta das 18:50, troquei a passagem para as 19:40 com previsão de chegada as 23:30 em São Paulo, o ônibus atrasou e fui chegar as 00:20, último vagão do metrô, sem ônibus e presa na Barra Funda. Consegui chegar em casa as 02:00 de táxi, o suficiente para tomar banho, dormir um pouco e ir trabalhar... Missão Cumprida \o/

O que levo dessa trip: Aprendizado, trabalho em equipe, saber reconhecer seu limite e o limite do seu corpo. Que não é fácil chegar no paraíso(palavras do meu amigo Diego..rsrs).

E que é nos momentos de perrengue que você reconhece os amigos, aqueles que toleram seu mal-humor e mesmo assim, estão ali lado a lado.

Obrigada a galera que fez parte dessa trip, sem vocês não teria sido a mesma coisa!!!!

>Como chegar em Castelhanos: Ônibus saindo do Terminal Tietê, viação Litorânea, valor da passagem por volta de R$ 52,00 a R$ 55,00. O ônibus para em frente a balsa, para pedestres a travessia é gratuita.

Já em Ilhabela tem a opção de contratar os jipes de agências e fechar o pacote com o passeio deles ou ir a pé ou de bike pegando o ônibus(Balsa/Reino/Armação - valor R$ 3,10, na avenida principal) para próximo ao parque que dá acesso a estrada de Castelhanos.

>Onde ficar e comer em Castelhanos: Na praia existem 5 opções de camping, com diversos valores e qualidade. A melhor opção é o Camping do Leo na faixa de R$ 15,00 a diária. Mas é possível encontrar até por R$ 7,00(aí sem energia, pouca estrutura e banho de água fria, se bem que é tão calor que nem faz diferença..rsrs)

Existem alguns quiosques que servem refeições e porções ao longo da praia, valor por volta de R$ 30,00.

Encontramos uma pastelaria(Pastelaria da Laura, só perguntar que todos conhecem, no final da praia do lado direito), almoço por volta de R$20,00 com a bebida, comida muito boa, só é preciso reservar umas horas antes.

>Gasto Total: Aproximadamente R$ 200,00 (incluindo as passagens do Tietê, alimentação, camping e transporte público na Ilha)

História de Castelhanos:

Seu nome teria sido originário dos piratas vindos de Castela, um dos reinos que formaram a Espanha. A localização privilegiada de Castelhanos, distante das vilas coloniais, favorecia a pirataria. Há mais de quatrocentos anos, serviu corsários famosos que fizeram desta praia seu refúgio para se abastecer de água, lenha e comida.

Nota: As fontes da história da comunidade se baseiam nos depoimentos dos moradores mais velhos, pois pouco se escreveu sobre o local e são raros os documentos oficiais do início da povoação. Os fatos ocorridos na comunidade foram transmitidos de geração a geração.

Vista do Mirante - Metade da Estrada dos Castelhanos

Entrada da trilha, 100m após o Mirante a esquerda

Praia dos Castelhanos

Primeiro nascer do sol do ano :D